-
Arquitetos: AndrénFogelström
- Ano: 2021
-
Fotografias:Clément Morin, Brendan Austin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste em uma série de mirantes em uma colina no sul de Estocolmo. Vårbergstoppen é uma colina construída nos subúrbios ao sul da cidade. A paisagem artificial foi criada na década de 1960 a partir dos resíduos da construção das novas linhas do metrô. O arquiteto paisagista da cidade Holger Blom liderou o trabalho de criação dos dois picos artificiais que cercam uma cratera perfeitamente redonda com um diâmetro de 100 metros. As geometrias perfeitas da paisagem construída serviram de inspiração para o nosso trabalho, projetando uma torre de observação de pássaros, mirantes, placas e equipamentos de playground para o parque público.
À medida que os subúrbios de Vårberg e Skärholmen estão sendo adensados, a cidade de Estocolmo está transformando a paisagem em um parque com atividades para todas as idades. As aves migratórias navegam usando os picos como pontos de referência e, portanto, a área é um local bem conhecido entre os observadores de pássaros. Para tornar o parque mais acessível e acolhedor para todos os residentes, trabalhamos em conjunto com o escritório de parques e recreação e a Sociedade Ornitológica de Estocolmo para desenvolver nosso briefing original de "espaços para observação de pássaros" em uma coleção de mirantes voltados tanto para observadores de pássaros quanto para o público em geral.
No pico norte mais alto está um abrigo baixo com um banco arredondado voltado para a vista sobre o lago Mälaren, junto de uma rosa dos ventos embutida no solo, apontando alguns dos destinos das aves migratórias, e ainda pontos de referência locais visíveis do pico. No pico mais baixo ao sul está uma torre de observação que oferece vistas 360° de Estocolmo, bem como do lago Mälaren e das ilhas. Escondido na encosta está um esconderijo com vistas de perto dos pássaros que ficam nos arbustos e na grama alta.
As formas dos objetos são desenhadas a partir do círculo perfeito e todos eles compartilham os mesmos elementos geométricos. As estruturas são feitas de concreto claro, despejado no local. Detalhes e guarda-corpos são em aço lacado verde escuro, além de alguns destaques em aço inox. Os bancos são de madeira, com um rebordo arredondado à frente. O projeto é realizado em colaboração com Tyréns, responsável pela arquitetura paisagística geral do parque.